Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral: analisar as razões para
a implementação do sistema de gerenciamento de bibliotecas SophiA no âmbito do
Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET/SC), atual
Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Quanto a metodologia, a pesquisa é de
natureza básica, método indutivo, exploratória com relação aos objetivos
específicos, explicativa quanto ao objetivo geral e qualitativa quanto à abordagem.
Durante a pesquisa, utilizou-se pesquisa documental, bibliográfica, levantamento
(survey) e estudo de caso. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário via
Ouvidoria institucional e entrevista não-estruturada com a bibliotecária do Câmpus
Jaraguá do Sul – RAU, tendo por pergunta-pontapé o problema de pesquisa.
Descobriu-se que a aquisição do sistema SophiA ocorreu em razão de licitação na
modalidade menor preço, sendo que na ocasião houve desclassificação da empresa
desenvolvedora do sistema Pergamum por ausência de documentação. Ademais,
durante a pesquisa também descobriu-se que a instituição pesquisada pretende
utilizar um único software para a gestão da informação na instituição cujo projeto de
customização de módulos vem sendo desenvolvido pela própria instituição.