Resumo:
O objetivo deste artigo é analisar a percepção dos tripulantes aéreos, acerca da
qualidade, que as parcerias entre companhias aéreas e hotéis geram aos serviços
hoteleiros prestados em Florianópolis. Foram aplicados questionários aos tripulantes das
quatro maiores companhias aéreas brasileiras, a fim de delimitar o ponto de vista dessa
população sobre a hotelaria florianopolitana, foram analisados: grau de satisfação,
serviços prestados, atendimento e grau de conforto. Também foram realizadas
entrevistas com os gestores dos hotéis que hospedam esse público, com o intuito de
sistematizar como tais acordos são firmados e o que isto impacta aos empreendimentos.
Os resultados da pesquisa com os tripulantes se mostraram satisfatórios para a cidade e
demonstram que a hotelaria de Florianópolis possui alto padrão de qualidade e
atendimento. Os gestores dos estabelecimentos também pontuaram que a parceria é
essencial para que o hotel melhore cada vez mais sua qualidade. Os resultados apontam
que os empreendimentos que possuem parcerias com companhias aéreas desempenham
resultados compatíveis com as expectativas de seus hóspedes.
Descrição:
This article aims is to analyze the perceptions of the cabin crew members, about the
quality, that partnerships between airlines and hotels brings to the hotel services of
Florianopolis. Questionnaires were applied with crew members of the four largest
Brazilian airlines, in order to delimit the point of view of this population about the
Florianopolis hotel industry, it was analysed: degree satisfaction, services, attendance
and degree of comfort. Also was conducted interviews with hotel managers that
accommodates this public, with the aim of systematizing how the agreements are signed
and what this impacts on the hotels enterprises. The results of the research with the crew
members were satisfactory for the city and demonstrate that the hotel business in
Florianopolis has a high standard of quality and service. The managers of the
establishments also pointed out that the partnership is essential to the hotel can
improves its quality more and more. The results indicate that the hotels that have
partnerships with airlines perform results compatible with the expectations of their
guests.
Keywords: Hotel management; Cabin crew; Airline; Quality.