Resumo:
Por intermédio de tendências presentes no setor turístico, encontra-se o Destination Wedding,
modalidade de casamento que proporciona aos noivos a experiência de casar-se em um
destino não habitual ao que vivem. A partir disso, este trabalho busca apresentar as razões que
motivam a escolha de Florianópolis como destino para a experiência Destination Wedding.
Esta pesquisa possui um caráter científico e exploratório com uma abordagem qualitativa e
quantitativa. A amostra é casual e foi estratificada em três subgrupos. Na fase do
levantamento de dados, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Como instrumento
de coleta de dados utilizou-se três questionários online de múltipla escolha com questões
fechadas, através da plataforma Google formulário entre período de 28 de outubro à 18 de
novembro de 2017. Os questionários foram aplicados respectivamente em nove hotéis
realizadores de casamentos em Florianópolis, 17 cerimonialistas e agências de viagem
especializadas em Destination Wedding, e cinco noivos que escolheram a cidade como
destino de casamento. Os resultados alcançados com a pesquisa confirmaram haver a procura
por Florianópolis como Destination Wedding. Constatou-se também que a cidade apresenta
aspectos para ofertar esta experiência turística, no entanto necessita desenvolver sua
infraestrutura e divulgação como destino de casamentos.
Descrição:
Through of present trends in the tourism sector, is the Destination Wedding, wedding
modality that gives couples the experience of getting married in a destination not usual to the
living. From there, this work seeks to present the reasons that motivate the choice of
Florianópolis as destination for the experience Destination Wedding. This research has a
scientific character and exploratory study with a qualitative and quantitative approach.The
sample is casual and was stratified into three subgroups. In the phase of data collection was
conducted bibliographic and documental research. As an instrument of data collection was
used three multiple-choice online questionnaires with closed questions, through the platform
Google form among period from 28 October to 18 November 2017. The questionnaires were
applied respectively in nine hotels makers weddings in Florianópolis, 17 cerimonialistas and
travel agencies specialized in Destination Wedding, and five couples who chose the city as a
destination wedding. The results achieved with the research confirmed that there is a demand
for Florianópolis as Destination Wedding. It was also found that the city presents aspects to
offer this tourist experience, however need to develop their infrastructure and dissemination
as destination weddings.
Keywords: Tourism Experience; Destination Wedding; Social Events in hospitality.