dc.contributor.advisor |
Costa, Samuel |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Bruna da Cunha |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-17T13:51:12Z |
|
dc.date.available |
2019-06-17T13:51:12Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/883 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
(Percepção ambiental dos alunos do curso PROEJA-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Araranguá - SC). O Meio Ambiente deve ser trabalhado em todos os níveis de ensino, pois a partir da educação o ser humano se transforma em indivíduo social capaz de pensar e agir através de seus ideais de forma mais coerente. A EJA é um veículo para promover a interpretação e o debate sobre as distintas realidades socioambientais, local e global e o compromisso individual e coletivo com ações voltadas a sua transformação no sentido do bem comum, da conservação, recuperação e melhoria do Meio Ambiente e da qualidade de vida de todos. A presente pesquisa objetivou avaliar as concepções de Meio Ambiente e a percepção ambiental dos alunos do curso PROEJA-FIC do IFSC de Araranguá (SC). Foi aplicado um questionário para 10 alunos do curso em questão. Para a análise das respostas das questões objetivas foi utilizado um padrão de contagem e para as questões objetivas com mais de uma resposta, foi utilizado o método de contagem/pontuação por incidência. Os resultados foram apresentados em forma de gráficos. Foi evidenciado que os educandos apresentam grande interesse pelos temas ambientais, uma concepção "abrangente" de Meio Ambiente e uma percepção clara dos problemas ambientais que os cercam. Além disso, demonstram disposição para participar de trabalhos e das ações de Educação Ambiental. O processo educativo é indispensável para a superação do quadro ambiental atual, assim há a necessidade do envolvimento dos educandos da EJA na inserção de práticas de Educação Ambiental no cotidiano dos alunos. Pensando em ações futuras para o ensino de Educação Ambiental no curso de PROEJA é necessário conhecer a percepção ambiental dos educandos, para que possamos possibilitar a ampliação do conhecimento da temática ambiental. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Percepção ambiental dos alunos do curso PROEJA-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá (SC) |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |