Resumo:
O presente artigo tem por objetivo descrever a importância da formação acadêmica dos
colaboradores que atuam em um hotel, e mostrando que a experiência adquirida ao longo do tempo
acaba engessando o colaborador e quando é deparada para atuar em outras funções revela a falta da
formação acadêmica, prejudicando num futuro crescimento na empresa. O método selecionado para a
realização deste artigo foi por conveniência e optou-se pela forma de pesquisa quantitativa. Quanto ao
procedimento da coleta, foi realizada no hotel X, durante a realização do estágio, num período de 6
semanas. A entrega do questionário com perguntas abertas foi feita em todos os setores do hotel, sendo
que todos os colaboradores tiveram a oportunidade de responder, num prazo de 15 dias, responderam
26 questionários. Os resultados mostraram que a falta de capacitação interfere na qualidade dos serviços
prestados na hotelaria e que há capacitação aos colaboradores atuando, além de existir oportunidade de
crescimento na empresa. Em relação com a formação acadêmica a pesquisa mostra o interesse dos
colaboradores em ter a formação em hotelaria, e um índice alto de superior incompleto, relativamente
preocupante com a desistência da formação acadêmica.