dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve por objetivo maior analisar a efetividade do ensino da Literatura na EJA de Maracajá-SC. Pretendeu-se, desse modo, estudar se o que preconiza a legislação vigente é realizado na prática. De acordo com a LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos deve ter a mesma matriz curricular que a do ensino dito "regular", com uma adequada condensação dos conteúdos. A instituição que serviu de objeto de pesquisa foi a EJA de Maracajá onde se realizou uma pesquisa qualitativa, com onze perguntas abertas com a professora de língua portuguesa da escola. Em relação à revisão literária, num primeiro momento foi realizada com a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, artigos, sites, leis, revistas entre outros. Abordar a temática da Educação de Jovens e Adultos, sobre qualquer viés, é mister recorrer ao professor Paulo Freire, que a referência principal dessa pesquisa. Além das referências específicas, na área da Literatura, toda a legislação vigente serviu de fundamentação teórica. No decorrer desta, alguns
pontos observados foram analisados, tais como a não efetivação do ensino da Literatura em detrimento da ênfase gramatical. Por fim, algumas sugestões de mudança de paradigma foram apontadas. |
pt_BR |