Repositório Institucional

Desafios da inclusão digital no PROEJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Woszezenki, Cristiane Raquel
dc.contributor.author Canarin, Gisele Joaquim
dc.date.accessioned 2019-06-18T23:26:38Z
dc.date.available 2019-06-18T23:26:38Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/901
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo conhecer como os alunos do curso Operações Básicas em Cozinha na modalidade PROEJA FIC, do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis Continente, utilizam as tecnologias no seu dia a dia, nos seus estudos e no trabalho. Pretende-se também, analisar de que forma a inserção de novas tecnologias em cursos de formação de jovens e adultos tem contribuído para maximizar a inclusão digital dos estudantes e de que forma tem contribuído para sua inserção no mercado de trabalho. O trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e análise documental do Projeto Político-Pedagógico Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e do Plano do curso Operações Básicas em Cozinha na modalidade PROEJA FIC. Foi também realizada a aplicação de um questionário sobre as condições de uso, acesso e habilidades dos alunos para com as Tecnologias, pois a informática também faz parte do currículo dos estudantes. Os cursos do PROEJA – Campus Florianópolis – Continente, têm obtido sucesso nos seus resultados porque conta com o apoio de um conjunto de ações que contribuem para sua realização. A Educação de Jovens e Adultos possui a necessidade de conexão entre a escola, sociedade e o mercado de trabalho. Esta modalidade precisa de práticas pedagógicas consistentes para construir um ensino eficiente e promover a necessária aprendizagem além de garantir o sucesso na formação de cidadãos escolarizados e capacitados para a vida e o trabalho. Podemos afirmar que o curso Operações Básicas em Cozinha na modalidade PROEJA FIC, campus Florianópolis - Continente está realizando seu trabalho de inclusão de forma construtiva na vida destes alunos que fizeram e fazem parte do referido curso. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.title Desafios da inclusão digital no PROEJA pt_BR
dc.title.alternative um estudo de caso no curso operações básicas em cozinha (PROEJA -FIC) do IF-SC, campus Florianópolis, Continente pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta