Resumo:
Nos tempos atuais, a competitividade do setor hoteleiro vem crescendo diariamente.
Com o surgimento das práticas de Revenue Management, a maioria dos hotéis vem
implantando essa ciência e utilizando suas técnicas para otimizar e aumentar sua receita.
Portanto, este artigo objetivou analisar como é feita a operação de Revenue Management em
três hotéis executivos da região central de Florianópolis (SC); verificando as semelhanças e
diferenças entre um hotel independente, um pertencente a uma rede hoteleira nacional e outro
de uma rede internacional. A metodologia utilizada para elaboração do artigo foi uma
pesquisa aplicada e a lógica filosófica seguida foi o método dedutivo. Quanto aos objetivos, a
pesquisa possuí o caráter exploratório e descritivo. A amostra foi definida de maneira não-
probabilística por julgamento. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e uma
entrevista semi-estruturada de acordo com as teorias estudas. A análise dos dados foi feita de
maneira qualitativa. Pode-se destacar que as principais semelhanças encontradas entre os
hotéis foram: formação acadêmica dos entrevistados, práticas para realizar a previsão da
demanda, utilização de tarifas flutuantes, canais de distribuição e OTA’s mais utilizadas. Já
algumas diferenças expressivas foram: a quanto tempo os hotéis utilizam RM, quantidade de
níveis nas grades tarifárias e o tempo de antecedência que é feita a estratégia das tarifas do
próximo ano.