| dc.contributor.advisor | Voos, Ivani Cristina | |
| dc.contributor.author | Ross, Juliana Dal Toé | |
| dc.date.accessioned | 2019-06-25T20:53:00Z | |
| dc.date.available | 2019-06-25T20:53:00Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/948 | |
| dc.description | Disponível na versão on-line | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar como podem se caracterizar os processos educativos de estudantes cegos no componente curricular de Ciências da Natureza (CN) nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de ensino fundamental no município de Araranguá - SC, durante as aulas de CN, cujos encontros ocorriam uma vez por semana e se efetivaram no segundo semestre do ano de 2016. Durante esse período, foram observados dois alunos cegos, um cego congênito e outro com cegueira adquirida que cursavam, respectivamente, o terceiro e o quinto ano do ensino fundamental. Os encontros foram registrados no Diário de Campo (DC) onde eram descritas as atividades realizadas nas aulas de CN, a interação dos respectivos professores com os estudantes cegos, a relação destes com os colegas e com os materiais adaptados disponibilizados para que acompanhassem os estudos no componente curricular. Ao final da investigação, identificamos a carência nas compreensões dos docentes com relação à cegueira e predomínio da visão biológica e ingênua nas atividades desenvolvidas, porém cabe ressaltar o empenho dos docentes para que os estudantes cegos pudessem participar das aulas. Percebeu-se ainda certa valorização dos professores para com o uso de recursos de Tecnologia Assistiva nas aulas de CN em detrimento das mediações necessárias para o uso desses recursos. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Acessibilidade e tecnologia assistiva | pt_BR |
| dc.subject | Cegueira | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
| dc.title | As visões vygotskyanas e a tecnologia assistiva | pt_BR |
| dc.title.alternative | analisando o ensino de ciências da natureza para estudantes cegos no ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Final Paper | pt_BR |
| local.institution.discipline | Especialização em Educação Científica e Tecnológica | pt_BR |
| local.institution.campus | aru | pt_BR |
| local.institution | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | pt_BR |