Repositório Institucional

As visões vygotskyanas e a tecnologia assistiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Voos, Ivani Cristina
dc.contributor.author Ross, Juliana Dal Toé
dc.date.accessioned 2019-06-25T20:53:00Z
dc.date.available 2019-06-25T20:53:00Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/948
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo analisar como podem se caracterizar os processos educativos de estudantes cegos no componente curricular de Ciências da Natureza (CN) nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de ensino fundamental no município de Araranguá - SC, durante as aulas de CN, cujos encontros ocorriam uma vez por semana e se efetivaram no segundo semestre do ano de 2016. Durante esse período, foram observados dois alunos cegos, um cego congênito e outro com cegueira adquirida que cursavam, respectivamente, o terceiro e o quinto ano do ensino fundamental. Os encontros foram registrados no Diário de Campo (DC) onde eram descritas as atividades realizadas nas aulas de CN, a interação dos respectivos professores com os estudantes cegos, a relação destes com os colegas e com os materiais adaptados disponibilizados para que acompanhassem os estudos no componente curricular. Ao final da investigação, identificamos a carência nas compreensões dos docentes com relação à cegueira e predomínio da visão biológica e ingênua nas atividades desenvolvidas, porém cabe ressaltar o empenho dos docentes para que os estudantes cegos pudessem participar das aulas. Percebeu-se ainda certa valorização dos professores para com o uso de recursos de Tecnologia Assistiva nas aulas de CN em detrimento das mediações necessárias para o uso desses recursos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Acessibilidade e tecnologia assistiva pt_BR
dc.subject Cegueira pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.title As visões vygotskyanas e a tecnologia assistiva pt_BR
dc.title.alternative analisando o ensino de ciências da natureza para estudantes cegos no ensino fundamental pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação Científica e Tecnológica pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta