dc.contributor.advisor |
Voos, Ivani Cristina |
|
dc.contributor.author |
Ross, Juliana Dal Toé |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-25T20:53:00Z |
|
dc.date.available |
2019-06-25T20:53:00Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/948 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo analisar como podem se caracterizar os processos educativos de estudantes cegos no componente curricular de Ciências da Natureza (CN) nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de ensino fundamental no município de Araranguá - SC, durante as aulas de CN, cujos encontros ocorriam uma vez por semana e se efetivaram no segundo semestre do ano de 2016. Durante esse período, foram observados dois alunos cegos, um cego congênito e outro com cegueira adquirida que cursavam, respectivamente, o terceiro e o quinto ano do ensino fundamental. Os encontros foram registrados no Diário de Campo (DC) onde eram descritas as atividades realizadas nas aulas de CN, a interação dos respectivos professores com os estudantes cegos, a relação destes com os colegas e com os materiais adaptados disponibilizados para que acompanhassem os estudos no componente curricular. Ao final da investigação, identificamos a carência nas compreensões dos docentes com relação à cegueira e predomínio da visão biológica e ingênua nas atividades desenvolvidas, porém cabe ressaltar o empenho dos docentes para que os estudantes cegos pudessem participar das aulas. Percebeu-se ainda certa valorização dos professores para com o uso de recursos de Tecnologia Assistiva nas aulas de CN em detrimento das mediações necessárias para o uso desses recursos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Acessibilidade e tecnologia assistiva |
pt_BR |
dc.subject |
Cegueira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.title |
As visões vygotskyanas e a tecnologia assistiva |
pt_BR |
dc.title.alternative |
analisando o ensino de ciências da natureza para estudantes cegos no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação Científica e Tecnológica |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |