Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar como podem se caracterizar os processos educativos de estudantes cegos no componente curricular de Ciências da Natureza (CN) nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de ensino fundamental no município de Araranguá - SC, durante as aulas de CN, cujos encontros ocorriam uma vez por semana e se efetivaram no segundo semestre do ano de 2016. Durante esse período, foram observados dois alunos cegos, um cego congênito e outro com cegueira adquirida que cursavam, respectivamente, o terceiro e o quinto ano do ensino fundamental. Os encontros foram registrados no Diário de Campo (DC) onde eram descritas as atividades realizadas nas aulas de CN, a interação dos respectivos professores com os estudantes cegos, a relação destes com os colegas e com os materiais adaptados disponibilizados para que acompanhassem os estudos no componente curricular. Ao final da investigação, identificamos a carência nas compreensões dos docentes com relação à cegueira e predomínio da visão biológica e ingênua nas atividades desenvolvidas, porém cabe ressaltar o empenho dos docentes para que os estudantes cegos pudessem participar das aulas. Percebeu-se ainda certa valorização dos professores para com o uso de recursos de Tecnologia Assistiva nas aulas de CN em detrimento das mediações necessárias para o uso desses recursos.