Resumo:
O objetivo desta investigação foi contribuir para a discussão crítica no âmbito
pedagógico sobre o tema sustentabilidade no contexto do curso superior em Tecnologia em Design de Moda do Campus Araranguá/IFSC. Para atingir este objetivo buscou-se na abordagem empírica de caráter fenomenológico a estruturação de uma pesquisa do tipo exploratório sobre uma realidade específica. Os dados foram coletados através pesquisa bibliográfica sobre o objeto de estudo e das concepções que o envolve; seguida de análise do conteúdo sobre a questão ambiental nos documentos institucionais referente ao curso e, por fim, aplicou-se questionário junto aos professores do curso de forma a avaliar suas orientações pedagógicas quanto às concepções identificadas na pesquisa bibliográfica sobre o tema sustentabilidade. Interpretaram-se os dados por
triangulação em diálogo com os pressupostos teóricos de posicionamento crítico em relação ao sistema de produção vigente, com abordagem sociológica no campo do marxismo e na epistemologia sociológica de Boaventura de Souza Santo sobre o olhar rousseauniano, ambos frente à relação natureza/sociedade. Os resultados colocaram em evidência o desenvolvimento sustentável e sociedades sustentáveis como concepções derivadas do tema sustentabilidade. Por fim construiu-se um conjunto de hipóteses sobre a orientação pedagógica do curso pela concepção do desenvolvimento sustentável.