Potencial dos extratos vegetais de Baccharis dracunculifolia e Piper aduncum no controle in vitro de Botrytis cinerea e Monilinia fructicola
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Os fungos fitopatogênicos Botrytis cinerea, agente causal do mofo cinzento, e Monilinia fructicola, da podridão parda, implicam em prejuízos na produção de frutas. O B. cinerea atinge mais de 200 espécies de plantas, incluindo as com importância econômica, como o morangueiro. O M. fructicola afeta as fruteiras de caroço, como o pessegueiro. Estes patógenos ocasionam danos desde a florada até a pós-colheita. Assim, muitas aplicações de fungicidas são necessárias para minimizar os impactos causados por estas doenças, o que eleva o custo de produção, além dos danos ao meio ambiente. Diante do exposto, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial dos extratos hidroalcoólicos e aquosos das folhas das plantas Baccharis dracunculifolia e Piper aduncum no controle in vitro dos fungos Botrytis cinerea e Monilinia fructicola. O trabalho foi conduzido nos Laboratórios de Bromatologia, de Biotecnologia, de Vegetais e de Microbiologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus São Miguel do Oeste-SC. Primeiramente, foi realizado o isolamento direto do B. cinerea e do M. fructicola, onde a confirmação dos isolados deram-se por meio de análise molecular. Também, foram coletadas e desidratadas as folhas de Piper aduncum e de Baccharis dracunculifolia. Com o material vegetal moído, foram elaborados extratos aquosos de P. aduncum (EAPa) e B. dracunculifolia (EABd), com concentração final de 200 mg.mL-1 e, extratos hidroalcoólicos de P. aduncum (EHPa) e B. dracunculifolia (EHBd), com uma concentração final de 200 mg.mL-1. Para a realização dos testes, o inóculo foi padronizado conforme a escala Mc Farland para fungos. Para avaliar a potencialidade dos extratos, foram realizados testes da concentração inibitória mínima (CIM), concentração fungicida mínima (CFM) por meio do Spot Test, avaliação da atividade antifúngica com a metodologia de disco-difusão e teste de inibição por compostos voláteis. Os EAPa, EABd, EHPa e EHBd em B. cinerea e o EHPa em M. fructicola não interferiram no desenvolvimento. O EAPa, EABd e EHBd apresentaram CIM de 200 mg.mL-1, 100 mg.mL-1 e 100 mg.mL-1, respectivamente, sendo que o EHBd também apresentou CFM de 200 mg.mL-1. Nos demais testes não observou-se diferença do controle nos demais testes. Os EAPa, EABd, EHPa e EHBd em B. cinerea e o EHPa em M. fructicola não apresentaram potencial de controle. O EHBd apresentou capacidade fungicida na concentração de 200 mg.mL-1 para o M. fructicola. No entanto, vale testar novas formas de extração e concentrações. Os EAPa e EABd testados no M. fructicola, tiveram efeito fungistático no teste CIM, mostrando que as plantas podem ser estudadas, mas considerando novas formas de obtenção dos compostos.
Descrição
Palavras-chave
Citação
DEGANI, Larissa Suelen Dietrich; SCHABARUM, Marcieli. Potencial dos extratos vegetais de Baccharis dracunculifolia e Piper aduncum no controle in vitro de Botrytis cinerea e Monilinia fructicola. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Bacharelado em Agronomia) – Instituto Federal de Santa Catarina, São Miguel do Oeste, 2025.
