dc.contributor.advisor |
Scopel, Marcos Araquem |
|
dc.contributor.author |
Scarabelot, Diego de Medeiros |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-02T00:18:11Z |
|
dc.date.available |
2019-07-02T00:18:11Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1020 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho propomos investigar a linguagem utilizada por autores de livros didáticos do ensino médio na abordagem do tema calor. Mais precisamente, investigamos os livros do PNLEM (Plano Nacional do Livro didático do Ensino Médio) 2009 e 2012. Mostramos que a linguagem é caracterizada pela substancialização do conceito, por ambiguidades e pelo uso inadequado de expressões que a caracterizam como um obstáculo pedagógico, um potencializador para a aquisição de concepções alternativas e como reforço de obstáculos epistemológicos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Física - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Calor |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
Calor |
pt_BR |
dc.title.alternative |
da evolução epistemológica à (in) evolução pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |
local.contributor.coadvisor |
Damasio, Felipe |
|