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dc.contributor.advisor Scopel, Marcos Araquem
dc.contributor.author Scarabelot, Diego de Medeiros
dc.date.accessioned 2019-07-02T00:18:11Z
dc.date.available 2019-07-02T00:18:11Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1020
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho propomos investigar a linguagem utilizada por autores de livros didáticos do ensino médio na abordagem do tema calor. Mais precisamente, investigamos os livros do PNLEM (Plano Nacional do Livro didático do Ensino Médio) 2009 e 2012. Mostramos que a linguagem é caracterizada pela substancialização do conceito, por ambiguidades e pelo uso inadequado de expressões que a caracterizam como um obstáculo pedagógico, um potencializador para a aquisição de concepções alternativas e como reforço de obstáculos epistemológicos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Livros didáticos - Brasil pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Calor pt_BR
dc.subject Estudo e ensino pt_BR
dc.title Calor pt_BR
dc.title.alternative da evolução epistemológica à (in) evolução pedagógica pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Damasio, Felipe


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