Pesquisas recentes relatam que existe desmotivação em aprender Física por parte do alunado. Dentre as causas para isso, é mencionado que as aulas desse componente curricular costumam ser desenvolvidas tomando como base o ...
Tendo evidente o déficit da educação em astronomia, seja em espaços formais ou não formais e, para além disso, a defasagem do conhecimento dos professores sobre o tema (CARNEIRO & LONGHINI, 2015), buscou-se, neste trabalho, ...
A Tabela Periódica (TP) é um objeto científico bastante conhecido e disseminado em materiais de Divulgação Científica (DC), mas com escassas discussões contextuais e epistemológicas. Dmitri Ivanovic Mendeleev (1834-1907), ...
Compreender a forma como pensamos um conceito é elemento fundamental para a elaboração de práticas pedagógicas. Entre as diversas concepções relativas à cognição, o presente trabalho apresenta e descreve as ideias de Lakoff ...
A pesquisa aqui relatada buscou elaborar, avaliar e disponibilizar uma sequência didática, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e na epistemologia de Paul Feyerabend. A intenção foi levar a alunos ...
O tempo é uma grandeza física muito utilizada na modelagem dos fenômenos e, ao longo da história, foi objeto de muitas reflexões filosóficas realizadas por muitos filósofos e físicos da Antiguidade à Idade Contemporânea. ...
Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino do Efeito Fotoelétrico no Ensino Médio, desenvolvida a partir de aportes educacionais, epistemológicos e metodológicos com enfoque construtivista. ...
A proposta procura trabalhar o ensino de Física por meio do universo de super-heróis da Marvel. Partindo da análise da revisão bibliográfica que mostrou a carência de trabalhos nesse sentido voltados para o ensino básico, ...
Este trabalho apresenta como objeto central uma proposta de aula sobre o tema ondas de rádio, com intuito de promover a interação dos alunos e a contextualização dos conceitos ministrados, numa tentativa de melhor qualificar ...
O presente trabalho apresenta uma proposta de material instrucional sobre eletromagnetismo, com o tema do geomagnetismo terrestre para o ensino médio por meio do uso de atividades experimentais. Por meio de pesquisa ...
Devido a uma construção histórico-cultural, não somente a ciência, mas a produção
intelectual em sua quase totalidade foi compreendida como sendo elaborada
predominantemente por homens, o que revela um processo de ocultação ...
Esta pesquisa tem como objetivo examinar a representação da ciência que estaria sendo
disseminada pela pedagogia cultural posta em operação pela série norte-americana de comédia e ficção científica Rick e Morty. Série ...
Considerando que o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil deve despertar a curiosidade e aproximar a criança do universo social e cultural em que está inserida, bem como que o ensino de Ciências da Natureza ...
O empirismo construtivo é a posição defendida por Bas van Fraassen na “A Imagem
Científica” (2007). O adjetivo “construtivo” vem do entendimento do autor de que as
teorias científicas são construídas e não descobertas, ...
Este trabalho relata o desenvolvimento, aplicação e analise de um curso de Física experimental na área do eletromagnetismo. Esta produção visa suprir lacunas na formação do estudante causadas pela dificuldade de reconhecimento ...
Este trabalho relata uma experiência que procurou se afastar de um ensino de Física descontextualizado e sem uso de atividades experimentais. Acredita-se que a experimentação possa contribuir para desenvolver no aluno uma ...
É essencial que os professores de Ciência saibam escolher livros didáticos que abordem as Ciências Naturais de maneira geral, não abrangendo apenas Biologia, Química, ou até mesmo apenas a Física, no Ensino Fundamental. ...
Em qualquer nível ou modalidade de ensino, o objetivo primordial do professor deveria ser ensinar e do aluno, aprender. Entretanto, dependendo das condições em que este processo ocorre, a aprendizagem pode se desenvolver ...
Uma das metas dos professores de física recém-licenciados é a de mostrar a seus alunos a importância da Ciência em nosso cotidiano. Para isso é necessário inserir um "algo mais" na sala de aula que mobilize os alunos a ...
Neste trabalho analisamos os trabalhos de ótica do século XIX, em particular os experimentos de medida da velocidade da luz no vácuo e em meios materiais. Apontamos também as contribuições ao desenvolvimento das duas últimas ...