Resumo:
A Tabela Periódica (TP) é um objeto científico bastante conhecido e disseminado em materiais de Divulgação Científica (DC), mas com escassas discussões contextuais e epistemológicas. Dmitri Ivanovic Mendeleev (1834-1907), conhecido como quem a propôs, não foi o primeiro a pensar uma sistematização para os elementos químicos. Além disso, existem profícuas discussões sobre ciência que podem ser realizadas em detrimento de uma narrativa simplista do “sonho de Mendeleev”. Assim, este trabalho objetiva analisar e desenvolver materiais de DC que comportem considerações históricas acerca da TP e de discussões relativas à Natureza da Ciência, mediante a articulação da História e Filosofia da Ciência contemporânea e de princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, para o ensino de ciências. Estruturado na forma de artigos, o trabalho conta com uma revisão bibliográfica sobre DC do último decênio (2010-2020), um breve resgate histórico sobre a TP, uma análise de segmentos de um livro de DC e a produção de um material de DC coerente com os referenciais utilizados.