Resumo:
Considerando que o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil deve despertar a curiosidade e aproximar a criança do universo social e cultural em que está inserida, bem como que o ensino de Ciências da Natureza tem papel fundamental nesse sentido, a pesquisa proposta neste trabalho tem como objetivo apresentar uma alternativa a fim de ensinar Física para crianças da Educação Infantil envolvendo situações de experimentação. Para tanto, planejamos, implementamos e avaliamos uma sequência didática, voltada a crianças de quatro e cinco anos, sobre a composição das cores seja como pigmento, seja como luz. Para a elaboração dessa sequência, tomamos como referencial metodológico os Três Momentos Pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti. Em adição, adotamos como referencial teórico algumas proposições de Vygotsky, no âmbito educacional, e de Gaspar, no tocante ao uso de experimentação no ensino de Ciências. Após a implementação da sequência didática, tornou-se possível dizer que o objetivo da pesquisa foi alcançado, pois ela possibilitou às crianças a compreensão dos conhecimentos abordados. Desse modo, avaliamos a proposta como uma possibilidade de introduzir o ensino de Física desde os primeiros anos da vida escolar dos estudantes.