Resumo:
Este trabalho relata o desenvolvimento, aplicação e analise de um curso de Física experimental na área do eletromagnetismo. Esta produção visa suprir lacunas na formação do estudante causadas pela dificuldade de reconhecimento de certos conteúdos, aparentemente abstratos, de forma prática. Essa lacuna foi percebida na observação de aulas de alunos de terceiro ano que estudavam eletromagnetismo. Para suprir isso foi desenvolvido uma série de seis encontros, com duas horas-aula cada. Foram aplicadas nas aulas de física regulares do Curso Técnico em Vestuário Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Araranguá. Foi utilizado Vygotsky como referencial teórico das aulas. É também pautado em Vygotsky a análise feita a partir dos resultados das aulas. Por ser baseado nesse teórico o projeto se focou em questões de trabalho em grupo e na experimentação. Durante as aulas, além do alunado observar experimentos demonstrativos, eles também tiveram a oportunidade de construir experimentos como bússolas e telégrafos. Esta produção relata também o desenvolvimento de uma plataforma utilizada para disponibilizar materiais subsidiários, tanto para professores quanto para alunos. A aplicação do curso se mostrou bastante promissora, abrindo oportunidades para novas aplicações e o desenvolvimento de continuações.