Resumo:
Uma das metas dos professores de física recém-licenciados é a de mostrar a seus alunos a importância da Ciência em nosso cotidiano. Para isso é necessário inserir um "algo mais" na sala de aula que mobilize os alunos a gostarem de"ver" e aprender essa ciência cotidiana. Uma das formas de motivar os alunos para o ensino de Física é tornar as aulas atrativas e interessantes, utilizando ferramentas cognitivas denominadas de objetos de aprendizagem, pelos professores em seu exercício de docência. Com isso, pretende-se que os alunos tenham uma aprendizagem significativa(Ausubel) de conceitos de Física. O objetivo deste trabalho foi desenvolver objetos de aprendizagem e principalmente tutoriais utilizando a linguagem de programação Python (Vpython). Para tornar acessível todo esse material didático aos licenciandos do curso em Física e de professores da rede de ensino pública foi desenvolvido um site. Os professores poderão utilizar essas ferramentas em suas aulas, para ilustrar modelos de sistemas físicos propostos bem como realizar adaptações desses (simulações) à necessidade no dia a dia de suas aulas. O trabalho termina com o relato da divulgação do site em duas turmas de Licenciatura em Física e propostas para trabalhos futuros sobre o assunto.