Resumo:
Tendo evidente o déficit da educação em astronomia, seja em espaços formais ou não formais e, para além disso, a defasagem do conhecimento dos professores sobre o tema (CARNEIRO & LONGHINI, 2015), buscou-se, neste trabalho, desenvolver ações de Divulgação Científica (DC) pudessem suprir essa carência. Langhi (2009, p.11) demonstra em seu trabalho que há carência de fontes seguras sobre astronomia, sendo que até mesmo os livros didáticos apresentam erros conceituais. As atividades desenvolvidas neste trabalho foram baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e usou-se a própria temática como motivador ao aprendizado. Muitos trabalhos mostram que a astronomia é, de fato, motivadora, pois o público em geral tem um interesse intrínseco em aprender sobre o tema (Langhi, 2004). Além de colaborar com a formação docente e promover a DC de astronomia, buscou-se, neste trabalho, amenizar a carência dos professores sobre o tema. Por mais que o interesse por astronomia venha aumentando entre pesquisadores e docentes, o ensino na educação básica ainda parece escasso no Brasil, acontecendo em episódios isolados e pontuais (LANGHI; NARDI, 2012; LANGHI; SCALVI, 2013). Pode-se, ao final do projeto, produzir astrofotografias e materiais de divulgação científica que englobam a comunidade externa com a comunidade acadêmica.