Resumo:
É essencial que os professores de Ciência saibam escolher livros didáticos que abordem as Ciências Naturais de maneira geral, não abrangendo apenas Biologia, Química, ou até mesmo apenas a Física, no Ensino Fundamental. Isso se faz importante para que a realidade sóciocultural dos alunos seja contemplada, fazendo um contraponto entre o contexto científico e didático. Assim sendo, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a abordagem de Física nos conteúdos de Audição e Visão nos livros de Ciências do 8º ano, indicados pelo PNLD e utilizados nas escolas da rede pública do Ensino Fundamental da região de Araranguá (SC). Esses dois temas foram escolhidos pelo fato de facilitar a abordagem de conteúdos de Física em conjunto com os de Biologia. Para tanto, foi realizado uma pesquisa qualitativa documental, onde foram selecionados e analisados cinco livros didáticos de Ciências. A análise consistiu em verificar os conceitos de Física que estavam presente de forma implícita e explicita. Além disso, foi sugerido tópicos de Física para serem abordados nos livros
didáticos, para que assim ocorra o ensino de Ciências de forma integrada e não apenas focalizada em uma das disciplinas. No geral, os livros analisados abordam poucos conceitos de Física ao discorrerem sobre os sentidos da audição e visão. Porém, há a valorização dos conhecimentos de Biologia em relação aos de Física.