Resumo:
O tempo é uma grandeza física muito utilizada na modelagem dos fenômenos e, ao longo da história, foi objeto de muitas reflexões filosóficas realizadas por muitos filósofos e físicos da Antiguidade à Idade Contemporânea. Essa problemática, no entanto, não é muito visualizada em livros didáticos e acadêmicos de Física, não possibilitando, por conseguinte, uma discussão muito aprofundada entre o docente e os alunos acerca desse tema. O presente trabalho, com isso, tem por objetivo fazer uma pesquisa histórica sobre a natureza do tempo, abrangendo os principais filósofos da Antiguidade à Idade Contemporânea; posteriormente, pretende-se levar esse assunto à educação básica, utilizando como fundamental teórico a teoria da aprendizagem significativa crítica, proposta por Moreira (2010), e a epistemologia de Paul Feyerabend. A escolha dessa teoria de aprendizagem e dessa epistemologia consiste no consenso de que o conhecimento não é transmitido, e sim construído. Também é relevante enfatizar aos alunos que a história da ciência é multifacetária; não existe apenas um método científico a ser seguido, vários fatores podem influenciar na construção de uma teoria científica, como afirma Feyerabend.