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Evolução conceitual do tempo desde os gregos até Einstein: uma proposta à educação básica

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dc.contributor.advisor Pradella, Marcos
dc.contributor.author Teixeira, Lucas da Silva
dc.date.accessioned 2020-11-11T23:00:17Z
dc.date.available 2020-11-11T23:00:17Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1725
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract O tempo é uma grandeza física muito utilizada na modelagem dos fenômenos e, ao longo da história, foi objeto de muitas reflexões filosóficas realizadas por muitos filósofos e físicos da Antiguidade à Idade Contemporânea. Essa problemática, no entanto, não é muito visualizada em livros didáticos e acadêmicos de Física, não possibilitando, por conseguinte, uma discussão muito aprofundada entre o docente e os alunos acerca desse tema. O presente trabalho, com isso, tem por objetivo fazer uma pesquisa histórica sobre a natureza do tempo, abrangendo os principais filósofos da Antiguidade à Idade Contemporânea; posteriormente, pretende-se levar esse assunto à educação básica, utilizando como fundamental teórico a teoria da aprendizagem significativa crítica, proposta por Moreira (2010), e a epistemologia de Paul Feyerabend. A escolha dessa teoria de aprendizagem e dessa epistemologia consiste no consenso de que o conhecimento não é transmitido, e sim construído. Também é relevante enfatizar aos alunos que a história da ciência é multifacetária; não existe apenas um método científico a ser seguido, vários fatores podem influenciar na construção de uma teoria científica, como afirma Feyerabend. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Tempo pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa crítica pt_BR
dc.subject Pesquisa histórica pt_BR
dc.title Evolução conceitual do tempo desde os gregos até Einstein: uma proposta à educação básica pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Física pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


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