Resumo:
Devido a uma construção histórico-cultural, não somente a ciência, mas a produção
intelectual em sua quase totalidade foi compreendida como sendo elaborada
predominantemente por homens, o que revela um processo de ocultação histórica das
mulheres na construção da ciência. Por exemplo, as premiações no Prêmio Nobel de Física mostram que, desde o ano de 1901, somente três mulheres foram laureadas. Assim, percebe-se que a ausência da diversidade e da pluralidade no meio científico ainda se apresenta no histórico da premiação. Ao se pensar no contexto da educação básica, o panorama que se apresenta é um tanto semelhante, pois há um desconhecimento, por parte dos alunos e alunas, sobre figuras femininas que representem cientistas. A partir desse contexto, considerando aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, além dos pressupostos epistemológicos de Paul Feyerabend, este trabalho apresenta, organizados no formato de artigos, textos instrucionais e propostas didáticas que abordem os conhecimentos desenvolvidos pelas cientistas Maria GoeppertMayer e Donna Strickland, laureadas no Prêmio Nobel de Física, cujas contribuições são relativas, respectivamente, às áreas de física nuclear e de física dos lasers. Embora os materiais não tenham sido implementados, acredita-se que estes possam ajudar docentes de Física a inserirem discussões sobre a presença das mulheres na ciência, além de propiciarem o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas por estas cientistas. Dessa maneira, entende-se que este trabalho pode ajudar docentes e discentes a construírem uma visão científica com mais pluralidade.