Repositório Institucional

As mulheres e o Prêmio Nobel

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santos, Israel Müller dos
dc.contributor.author Pires, Larissa do Nascimento
dc.date.accessioned 2020-02-19T23:00:57Z
dc.date.available 2020-02-19T23:00:57Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1302
dc.description ex. 1: Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract Devido a uma construção histórico-cultural, não somente a ciência, mas a produção intelectual em sua quase totalidade foi compreendida como sendo elaborada predominantemente por homens, o que revela um processo de ocultação histórica das mulheres na construção da ciência. Por exemplo, as premiações no Prêmio Nobel de Física mostram que, desde o ano de 1901, somente três mulheres foram laureadas. Assim, percebe-se que a ausência da diversidade e da pluralidade no meio científico ainda se apresenta no histórico da premiação. Ao se pensar no contexto da educação básica, o panorama que se apresenta é um tanto semelhante, pois há um desconhecimento, por parte dos alunos e alunas, sobre figuras femininas que representem cientistas. A partir desse contexto, considerando aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, além dos pressupostos epistemológicos de Paul Feyerabend, este trabalho apresenta, organizados no formato de artigos, textos instrucionais e propostas didáticas que abordem os conhecimentos desenvolvidos pelas cientistas Maria GoeppertMayer e Donna Strickland, laureadas no Prêmio Nobel de Física, cujas contribuições são relativas, respectivamente, às áreas de física nuclear e de física dos lasers. Embora os materiais não tenham sido implementados, acredita-se que estes possam ajudar docentes de Física a inserirem discussões sobre a presença das mulheres na ciência, além de propiciarem o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas por estas cientistas. Dessa maneira, entende-se que este trabalho pode ajudar docentes e discentes a construírem uma visão científica com mais pluralidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Mulheres na Ciência pt_BR
dc.subject Prêmio Nobel de Física pt_BR
dc.subject Maria Goeppert-Mayer pt_BR
dc.subject Donna Strickland pt_BR
dc.title As mulheres e o Prêmio Nobel pt_BR
dc.title.alternative As pesquisas de Maria Goeppertmayer e Donna Strickland e suas implicações no ensino de Física pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Física pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta