Repositório Institucional

Aplicativos de celular como organizadores prévios para unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) na educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Damasio, Felipe
dc.contributor.author Silva, Digiane Reis da
dc.date.accessioned 2019-07-02T00:32:59Z
dc.date.available 2019-07-02T00:32:59Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1021
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract O uso no ensino de Física de algebrismo-muitas vezes inevitável, pode desinteressar quem não se sente adequadamente preparado. Sabe-se que, a educação científica é, normalmente, tradicional e, por isso, ignora o aprendizado que os alunos trazem para a sala de aula, como quando o professor pede aos seus alunos que guardem celulares e demais tecnologias quando estiverem em sala de aula. Por outro lado, acredita-se que, o ensino de Física que utilize tecnologias em sala de aula criaria uma das condições para a aprendizagem que Ausubel preconiza: a pré-disposição em aprender. O distanciamento entre a realidade vivida pelos alunos e aquilo que é ensinado nas escolas se constitui em um grande hiato, em particular, no ensino de Física. Delimitamos nossa atenção à Mecânica. Gradativamente, ela tem ocupado um lugar cada vez mais modesto no currículo de Física no Ensino Básico. Acredita-se que a desilusão de professores e alunos com a Mecânica dar-sea, pelo menos em parte, à forma como seus conceitos são tradicionalmente matematizados. O distanciamento da realidade e a algebrização tem prejudicado a imagem da Física, dando a entender que esta é um acúmulo de fórmulas a serem decoradas e aplicadas em situações artificiais. Neste trabalho propomos um estudo que utiliza celulares para aproximar o ensino de Mecânica dos alunos na Educação Básica. A pesquisa ocorreu por meio do desenvolvimento, utilização e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa procurando criar condições que permitam a evolução conceitual de conceitos de Mecânica no Ensino Médio utilizando aplicativos de celulares como organizadores prévios. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Telefones celulares pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.title Aplicativos de celular como organizadores prévios para unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS) na educação básica pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta