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O uso no ensino de Física de algebrismo-muitas vezes inevitável, pode desinteressar quem não se sente adequadamente preparado. Sabe-se que, a educação científica é, normalmente, tradicional e, por isso, ignora o aprendizado que os alunos trazem para a sala de aula, como quando o professor pede aos seus alunos que guardem celulares e demais tecnologias quando estiverem em sala de aula. Por outro lado, acredita-se que, o ensino de Física que utilize tecnologias em sala de aula criaria uma das condições para a aprendizagem que Ausubel preconiza: a pré-disposição em aprender. O distanciamento entre a realidade vivida pelos alunos e aquilo que é ensinado nas escolas se constitui em um grande hiato, em particular, no ensino de Física. Delimitamos nossa atenção à Mecânica. Gradativamente, ela tem ocupado um lugar cada vez mais modesto no currículo de Física no Ensino Básico. Acredita-se que a desilusão de professores e alunos com a Mecânica dar-sea, pelo menos em parte, à forma como seus conceitos são tradicionalmente matematizados. O distanciamento da realidade e a algebrização tem prejudicado a imagem da Física, dando a entender que esta é um acúmulo de fórmulas a serem decoradas e aplicadas em situações artificiais. Neste trabalho propomos um estudo que utiliza celulares para aproximar o ensino de Mecânica dos alunos na Educação Básica. A pesquisa ocorreu por meio do desenvolvimento, utilização e avaliação de uma Unidade de
Ensino Potencialmente Significativa procurando criar condições que permitam a evolução conceitual de conceitos de Mecânica no Ensino Médio utilizando aplicativos de celulares como organizadores prévios. |
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