dc.contributor.advisor |
Costa, Samuel |
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dc.contributor.author |
Aguiar, Leanny Karine |
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dc.date.accessioned |
2019-07-03T20:12:26Z |
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dc.date.available |
2019-07-03T20:12:26Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1027 |
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dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em qualquer nível ou modalidade de ensino, o objetivo primordial do professor deveria ser ensinar e do aluno, aprender. Entretanto, dependendo das condições em que este processo ocorre, a aprendizagem pode se desenvolver de maneira mecânica, não passando de memorização de receitas e fórmulas, principalmente nas ciências da natureza. Para que a aprendizagem possa se desenvolver de maneira significativa, Ausubel comenta que é preciso valorizar as concepções iniciais dos alunos durante o processo ensino-aprendizagem. Baseado neste contexto, o presente trabalho objetivou pesquisar a possibilidade de se promover uma aprendizagem mais significativa em uma turma de EJA da cidade de Turvo ¿ SC. Para isso, procurou-se utilizar um enfoque baseado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Foram utilizadas atividades experimentais no ensino da Química do Carbono. Tais atividades foram analisadas pelos alunos com o auxílio de diagramas V adaptados ao experimento citado. Também foram utilizados questionários no intuito de auxiliar o professor na interpretação dos diagramas produzidos pelos alunos e para avaliar o trabalho desenvolvido na ótica dos alunos. A análise dos diagramas V confeccionados pelos alunos demonstrou que dificuldades relatadas na literatura para outras modalidades de ensino também se fizeram presentes na EJA. No entanto, a avaliação positiva dos alunos presente nas opiniões expressadas nos questionários foi um fator que estimulou o autor deste trabalho a prosseguir suas pesquisas com o uso dos diagramas V como ferramenta para potencialização de uma aprendizagem mais significativa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Física - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas medicinais |
pt_BR |
dc.title |
Importância e uso das plantas medicinais na comunidade de Morro Agudo, Araranguá (SC) |
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dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
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local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
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