Repositório Institucional

O ensino de óptica por meio de atividades experimentais como organizadores prévios

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Rodrigues, Adriano Antunes
dc.contributor.author Lourenço, Rosana de Melo
dc.date.accessioned 2019-07-03T20:42:29Z
dc.date.available 2019-07-03T20:42:29Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1029
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho relata uma experiência que procurou se afastar de um ensino de Física descontextualizado e sem uso de atividades experimentais. Acredita-se que a experimentação possa contribuir para desenvolver no aluno uma predisposição para aprender, sendo desta forma um material potencialmente significativo. Organizou-se uma unidade de ensino para abordar a óptica no Ensino Médio usando, como organizadores prévios, a construção de equipamentos ópticos. Os instrumentos ópticos serviram de ideias norteadoras, pois as aulas expositivas foram baseadas em sua explicação. O estudo se dividiu nas seguintes etapas: (i) revisão dos conceitos envolvidos por meio da construção de um mapa conceitual que aborda a reconciliação integrativa e a diferenciação progressiva, bem como a organização sequencial, (ii) desenvolvimento de experimentos como materiais potencialmente significativos, tais como: periscópio, espectroscópio, porquinho Virtual e telescópio, (iii) desenvolvimento das aulas expositivas em slides, por meio de organização sequencial tendo como ideias-ancora os equipamentos ópticos construídos pelos próprios alunos, (iv) elaboração de questionário sobre o tema, com questões abertas e fechadas sobre os experimentos, (v) aplicação do projeto. O trabalho foi aplicado em uma escola estadual da rede pública de ensino, a escola escolhida foi a Escola Maria Garcia Pessi, o projeto foi aplicado com duas turmas do segundo ano do Ensino Médio. (vi) a avaliação do projeto, a qual foi feita por meio da reaplicação do questionário e também através de e um grupo focal com os alunos, apresentou resultados positivos em relação às potencialidades da estratégia. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Óptica pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title O ensino de óptica por meio de atividades experimentais como organizadores prévios pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta