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Este trabalho relata uma experiência que procurou se afastar de um ensino de Física descontextualizado e sem uso de atividades experimentais. Acredita-se que a experimentação possa contribuir para desenvolver no aluno uma predisposição para aprender, sendo desta forma um material potencialmente significativo. Organizou-se uma unidade de ensino para abordar a óptica no Ensino Médio usando, como organizadores prévios, a construção de equipamentos ópticos. Os instrumentos ópticos serviram de ideias norteadoras, pois as aulas expositivas foram baseadas em sua explicação. O estudo se dividiu nas seguintes etapas: (i) revisão dos conceitos envolvidos por meio da construção de um mapa conceitual que aborda a reconciliação integrativa e a diferenciação progressiva, bem como a organização sequencial, (ii) desenvolvimento de experimentos como materiais potencialmente significativos, tais como: periscópio, espectroscópio, porquinho Virtual e telescópio, (iii) desenvolvimento das aulas expositivas em slides, por meio de organização sequencial tendo como ideias-ancora os equipamentos ópticos construídos pelos próprios alunos, (iv) elaboração de questionário sobre o tema, com questões abertas e fechadas sobre os experimentos, (v) aplicação do projeto. O trabalho foi aplicado em uma escola estadual da rede pública de ensino, a escola escolhida foi a Escola Maria Garcia Pessi, o projeto foi aplicado com duas turmas do segundo ano do Ensino Médio. (vi) a avaliação do projeto, a qual foi feita por meio da reaplicação do questionário e também através de e um grupo focal com os alunos, apresentou resultados positivos em relação às potencialidades da estratégia. |
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