dc.contributor.advisor |
Zarth, Fernando Henrique Faustini |
|
dc.contributor.author |
Bertotti, Thalyta Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-05T13:35:48Z |
|
dc.date.available |
2020-02-05T13:35:48Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1265 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O empirismo construtivo é a posição defendida por Bas van Fraassen na “A Imagem
Científica” (2007). O adjetivo “construtivo” vem do entendimento do autor de que as
teorias científicas são construídas e não descobertas, o que revela sua postura
antirrealista. Para ele, a ciência visa dar-nos teorias empiricamente adequadas e não
teorias que façam um relato literalmente verdadeiro de como o mundo é. A oposição
ao empirismo lógico/positivismo lógico e ao realismo científico, coloca a posição
defendida por van Fraassen como uma nova possibilidade para os empiristas. Assim,
este trabalho tem como objetivo analisar a definição de adequação empírica com o
propósito de elucidar como essa se distingue do conceito de verdade, no livro “A
Imagem Científica”. Para isso, faço uma breve apresentação da referida obra, seguida
por uma introdução sucinta à tópicos importantes desenvolvidos nela, com o propósito
de esclarecer as ideias do autor, assim como o contexto no qual esta pesquisa se
insere. Por último, me dedico ao objetivo principal deste trabalho — a análise do
conceito de adequação empírica — e, para isso, discuto o que são os modelos e as
subestruturas empíricas, bem como o que são os relatos experimentais e as
aparências. |
pt_BR |
dc.subject |
Empirismo construtivo |
pt_BR |
dc.subject |
Adequação empírica |
pt_BR |
dc.subject |
Modelos científicos |
pt_BR |
dc.title |
O conceito de adequação empírica no empirismo construtivo de Van Fraassen |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |