Resumo:
As estratégias de marketing se modificam todos os dias e as empresas precisam se adaptar às novas maneiras de promover os produtos que oferecem a fim de permanecerem no mercado. Nesse contexto, o uso das redes sociais como por exemplo o Facebook e o Instagram esta em evidência e as empresas hoteleiras também estão inseridas nessa forma de divulgação e de se mostrar aos potenciais clientes. Assim, o presente trabalho tem como objeto de estudo uma empresa hoteleira de rede familiar do município de São José, em Santa Catarina e caracteriza-se por conhecer o uso das redes sociais, assim como o planejamento das publicações feitas pela gestão do hotel, descrever a frequência com que são feitas, definir qual a finalidade do uso das redes sociais adotadas pelo empreendimento, e identificar quais os principais temas e abordagens das postagens. Caracteriza-se como abordagem qualitativa exploratória. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso. Na metodologia, utilizaram-se pesquisas bibliográficas, eletrônicas que contêm definições, informações econômico-sociais do município além de contato direto com o gestor do empreendimento. Os principais resultados demonstram que o uso das redes sociais, não impactam diretamente na receita do hotel já que eles sempre tem 80 ou 90% de ocupação o ano todo, nesse sentido eles trabalham para o cliente habitué, para quem oferecem atendimento mais personalizado e como já conhece suas expectativas e necessidades procura sempre atendê-las.