Resumo:
Ler é crucial para a formação profissional e social do indivíduo, e é tanto na escola como em casa que esse processo ocorre. Trabalhar com a leitura literária em sala é um processo que exige interesse, conhecimento por parte do professor e do educando, e suporte e estrutura por parte da escola. Este trabalho está vinculado à disciplina de Língua Portuguesa, porém também é um dever dos professores de Língua Inglesa utilizarem a literatura em sala, visando desenvolver as habilidades linguísticas necessárias à compreensão e aprendizado da segunda língua através de listening, reading, speaking e writing. Com o objetivo de investigar em que medida esses profissionais trabalham com a literatura em língua inglesa e qual seu nível de leitura, é que elaboramos esta pesquisa. Para tanto, foi utilizado como suporte a pesquisa bibliográfica sobre leitura e literatura, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que aborda as bases que devem ser trabalhadas em todo o país. Também, foi realizado uma pesquisa de campo, com questionários voltados aos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Xanxerê/SC. Os resultados foram relacionados ao referencial teórico e comparados com a realidade desses profissionais e estudantes.