Resumo:
Este trabalho objetiva analisar a percepção do público sobre tecnologias vestíveis. O questionamento que se procura responder é: qual é a percepção das pessoas sobre a roupa inteligente? Para respondê-lo, foi feita uma revisão bibliográfica e aplicação de questionários, sendo um para uma empresa têxtil que fabrica tecidos tecnológicos, para investigar se já haviam sido encontradas dificuldades na aceitação de seus produtos tecnológicos pelo mercado, e foi constatado que sim; e outro para o público em geral, buscando entender quais motivos levam uma pessoa a utilizar ou não algum produto de tecnologia vestível. Foram constatados alguns possíveis fatores para a resistência do público às tecnologias vestíveis, como o controle e rastreamento de informações pessoais. Esse questionário também foi analisado com foco em diferentes faixas etárias e foi feito um comparativo entre estas, que demonstrou que pessoas mais jovens têm mais receio de usar tecnologias vestíveis do que pessoas mais velhas. Foi analisada aindaa relação homem-computador com base em Tikhomirov (1972), para entender como ela afeta na aceitação de tecnologias vestíveis pelo público.