dc.contributor.advisor |
Damasio, Felipe |
|
dc.contributor.author |
Nunes, Guilherme Emerim |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-01T19:39:41Z |
|
dc.date.available |
2020-10-01T19:39:41Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1647 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proposta procura trabalhar o ensino de Física por meio do universo de super-heróis da Marvel. Partindo da análise da revisão bibliográfica que mostrou a carência de trabalhos nesse sentido voltados para o ensino básico, busca-se fazer uma aproximação do aluno com a ciência, problematizando questões de Física Moderna presentes em filmes de super-herói. Para isso, propõe-se trazer questões de Astronomia, Astrofísica e Física Moderna e Contemporânea para o ensino, por meio de um material paradidático, utilizando aventuras do super-herói “Thor”. O trabalho é fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e conta com o aporte teórico e epistemológico da Filosofia da Ciência de Paul Feyerabend. Assim, é possível discutir questões de e sobre ciência na educação. Para disponibilizar a produção do trabalho, todo o material elaborado está disponível em uma página educativa na rede mundial de computadores. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência e Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Divulgação Científica |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem Significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Física Moderna |
pt_BR |
dc.title |
Relatividade geral e buracos de minhoca: uma proposta de ensino e divulgação científica por meio do super-herói Thor |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |
local.contributor.coadvisor |
Santos, Israel Müller dos |
|