Resumo:
A presente pesquisa trata do uso da tecnologias nas aulas de educação física e
tem como problema: Sobre as novas tecnologias pedagógicas podem ser
utilizadas nas aulas de Educação Física? A partir do problema, traçou-se como
objetivos entender como os professores utilizam as tecnologias nas atividades
física, e identificar quais tecnologias podem ser utilizadas pelos professores em
suas aulas. O referencial teórico aborda aspectos referentes a utilização das
mídias na educação, o avanço no uso da utilização dos computadores, celulares
entre outras e experiências com uso de internet, video games, nas aulas. Foi
realizada pesquisa de campo com aplicação de questionário para a coleta de
informações junto aos professores que atuam na área de educação física nas
escolas do município de Caçador-SC. A partir das informações coletadas, pode-se
constatar que os professores ainda utilizam pouco os computadores e celulares
nas aulas. Alguns entendem que é preciso focar no movimento e na ação ao longo
das aulas e não veem de que forma a tecnologia pode contribuir. Outros tem
experimentado introduzir vídeos, pesquisa em sites, uso do celular nos estudos e
percebem que há uma motivação maior dos alunos quando é utilizada. Pode se
concluir que os professores de Educação Física do Município de Caçador SC
utilizam pouco em seu trabalho e é importante que haja formação continuada dos
professores para que possam aproveitar os benefícios que os computadores e uso
da internet oferecem para a aprendizagem dos alunos.