Resumo:
Incluir alunos com deficiência no mercado de trabalho é o objetivo de qualquer escola que efetivamente se preocupa com uma sociedade mais justa e igualitária. Dentre as diversas deficiências, síndromes e transtornos existentes o Transtorno do Espectro Autista talvez seja um dos mais complexos tanto para entender quanto para compreender devido às dificuldades de se diagnosticar, o qual ainda não se sabe a causa, isso faz com que o processo de ensino aprendizagem de alguém com o transtorno necessite de um olhar diferenciado a fim de que ele aprenda e se desenvolva de forma efetiva. Pelas peculiaridades desse espectro e suas características peculiares o objeto de estudo foram professores de alunos com TEA (transtorno do espectro autista) e a possibilidade de utilizar metodologias ativas como forma de fomentar a independência desses alunos e melhorar sua aprendizagem. Observou-se ao longo da pesquisa a falta de estrutura e de preparo por parte da escola e profissionais, para enfrentar as dificuldades inerentes ao transtorno. Precisamos evoluir não apenas nas metodologias escolhidas e critérios avaliativos, como ter um olhar mais humano, é fundamental que a escola tenha uma gestão onde a inclusão seja rotina e não segregue ainda mais um aluno que já sofre preconceito na rua e até mesmo em casa, a escola precisa ser para ele um lugar de acreditar e desenvolver seu potencial de forma acolhedora e humana.