Resumo:
O rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, aliado
ao cenário cada vez mais dinâmico da cultura digital, vem modificando
gradativamente o comportamento social e cultural do atual corpo discente. Ademais,
a crescente inovação tecnológica e midiática vem promovendo mudanças
consideráveis nos diversos espaços tradicionais, sendo a escola um deles,
estimulando-nos a considerar as possibilidades que se apresentam, sem perder o
respeito às múltiplas linguagens dos jovens alunos. De natureza básica, utilizando o
método qualitativo, tomando como procedimentos técnicos para coleta e análise dos
dados a pesquisa bibliográfica e documental, este artigo tem como objetivo discutir a
alfabetização crítica das mídias digitais a partir de espaços tradicionais, como o da
educação profissional, considerando a grande influência da cultura digital na vida
dos estudantes bem como o respeito às diversas manifestações das linguagens e a
singularidade cultural dos alunos. Com o levantamento conceitual de algumas
referências da área, a fundamentação teórica oferece uma visão geral sobre o tema,
concluindo que o planejamento e a gestão escolar, considerando as múltiplas
possibilidades pedagógicas a partir das tecnologias de informação e comunicação,
se constitui como ação fomentadora da melhoria constante dos processos
educativos, alcançada a partir da alfabetização crítica das mídias digitais.