Resumo:
Este artigo aborda o tema Estratégias de tecnologia educacional para inserção de língua inglesa no ensino fundamental l: uma revisão integrativa de literatura. Assim, tem por objetivo geral propor estratégias de tecnologias educacionais no intuito de inserir a disciplina de língua inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, especificamente, apresentar a relevância do ensino desta no currículo escolar; mostrar as implicações da aprendizagem de um segundo idioma para o desenvolvimento cognitivo dos educandos; e demonstrar estratégias de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem deste idioma. A pesquisa ancora-se nas orientações advindas de documentos oficiais que regulamentam a educação brasileira, além de estudiosos, como Gervai (2018), Crystal (2003), Schutz (2018), Leite (1995), Moran (2015), Borges (2011), Fadel e Ulbricht (2014), Sousa et. al (2017), Souza (2013), entre outros. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, de caráter exploratório, apoiada na pesquisa bibliográfica. Os resultados deste estudo evidenciam que tem havido esforços para a valorização do ensino de língua estrangeira, inglês, além do reconhecimento da relevância do aprendizado de uma segunda língua. E, para que isso ocorra de forma eficaz, é preciso que os alunos estejam motivados a aprender. Portanto, perante as inovações tecnológicas, encontrou-se nas estratégias de tecnologias educacionais o caminho para se alcançar esse propósito, pois são recursos que podem fazer a diferença na qualidade de ensino do inglês nas escolas regulares, o que contribui para a integração do discente na sociedade em que vive, além de democratizar o acesso ao conhecimento.