Repositório Institucional

Laboratório didático com abordagem construtivista: proposta de ensino do efeito fotoelétrico a partir de uma atividade experimental histórica

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Dias, Bruno Leal
dc.contributor.author Huff, Malu de Araujo
dc.date.accessioned 2020-10-21T20:48:57Z
dc.date.available 2020-10-21T20:48:57Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1695
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino do Efeito Fotoelétrico no Ensino Médio, desenvolvida a partir de aportes educacionais, epistemológicos e metodológicos com enfoque construtivista. Por meio de pesquisa bibliográfica, percebeu-se que não há consenso em tratar o tema no ensino médio, tampouco através de uma visão em que se reproduza, através de experimentação, as contradições previstas pela teoria clássica em relação ao que é observado no fenômeno, como proposto no trabalho em questão. Consideramos que essa abordagem pode permitir uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento da construção do conhecimento científico, afastando-se de uma visão positivista da ciência. E, que além do tema apresentar potencial para abordar aspectos históricos do desenvolvimento científico, este possibilita a introdução do laboratório didático em uma perspectiva construtivista. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Efeito fotoelétrico pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Experimentação História pt_BR
dc.subject Filosofia da Ciência pt_BR
dc.title Laboratório didático com abordagem construtivista: proposta de ensino do efeito fotoelétrico a partir de uma atividade experimental histórica pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Física pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Santos, Israel Müller dos


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta