dc.contributor.advisor |
Dias, Bruno Leal |
|
dc.contributor.author |
Huff, Malu de Araujo |
|
dc.date.accessioned |
2020-10-21T20:48:57Z |
|
dc.date.available |
2020-10-21T20:48:57Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1695 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino do Efeito Fotoelétrico no Ensino Médio, desenvolvida a partir de aportes educacionais, epistemológicos e metodológicos com enfoque construtivista. Por meio de pesquisa bibliográfica, percebeu-se que não há consenso em tratar o tema no ensino médio, tampouco através de uma visão em que se reproduza, através de experimentação, as contradições previstas pela teoria clássica em relação ao que é observado no fenômeno, como proposto no trabalho em questão. Consideramos que essa abordagem pode permitir uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento da construção do conhecimento científico, afastando-se de uma visão positivista da ciência. E, que além do tema apresentar potencial para abordar aspectos históricos do desenvolvimento científico, este possibilita a introdução do laboratório didático em uma perspectiva construtivista. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Efeito fotoelétrico |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação História |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia da Ciência |
pt_BR |
dc.title |
Laboratório didático com abordagem construtivista: proposta de ensino do efeito fotoelétrico a partir de uma atividade experimental histórica |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |
local.contributor.coadvisor |
Santos, Israel Müller dos |
|