Resumo:
O presente estudo pretende analisar o uso de tecnologias como prática pedagógica em sala
de aula nos níveis de ensino Fundamental I e Fundamental II, relacionando-as com o processo de ensino
como uma forma diferenciada de aprendizagem, onde mesmo nos dias atuais, quase tudo é tecnológico,
o professor encontra dificuldades em utilizá-la, diante disso se faz necessário uma análise dos motivos
pelos quais os professores deixam de lado esta prática pedagógica de ensino salientando também a
importância de se prestar formação adequada aos mesmos frente aos avanços tecnológicos, bem como
suporte técnico quando necessário. A pesquisa foi realizada por meio de formulário Google, com
abordagem quantitativa do tipo aplicada e descritiva. Foram sujeitos da pesquisa, professores de ensino
fundamental das escolas das redes municipais e estaduais de diversas regiões do Brasil, respondendo
de forma voluntária o questionário e contribuindo com esse estudo. Os resultados apontam que os
pesquisados são a favor do uso das tecnologias em sala de aula, porém apontam necessidade de
formação para seu uso, além da melhoria da infraestrutura tecnológica das escolas.