Resumo:
Ao passar dos anos e principalmente com o avanço da tecnologia, a Educação a
Distância (EAD) tem conquistado seu espaço nos distintos níveis e modalidades de
ensino. Entre benefícios e restrições deste método vale ressaltar seu potencial em
dissipar o conhecimento, quebrando barreiras de tempo e espaço entre professores
e alunos. Uma vez que o mundo enfrenta uma pandemia, onde a maior
recomendação é o isolamento social, faz-se necessário uma busca em adaptar as
metodologias de ensino para manter o vínculo do aluno com a escola. O objetivo
deste trabalho é avaliar como uma instituição voltada ao ensino fundamental está se
adaptando durante o período de quarentena, analisando suas ferramentas de
ensino, e verificando como a mesma está aplicando as metodologias de EAD para
sanar as dificuldades impostas pelo distanciamento social. Sendo caracterizado
como um estudo de caso de caráter qualitativo descritivo. Os dados obtidos foram
fornecidos pela empresa através de um questionário aplicado a coordenação
escolar. Enfim, a EAD se apresentou como aliado neste momento de crise,
mantendo o aluno interessado na educação. Em um cenário ideal a EAD poderá
servir de auxílio ao método tradicional, sendo uma ferramenta para instigar a
criatividade e interação do aluno.