Resumo:
O objetivo deste trabalho é pesquisar quais tecnologias educacionais
são adotadas pelos docentes atuantes na EJA Profissionalizante de uma instituição
de ensino. No que se refere aos procedimentos metodológicos a pesquisa quanto a
sua natureza, prevalece a qualitativa. Quanto ao tipo de pesquisa é de estudo de
caso. Em relação aos procedimentos de pesquisa, fez-se uso de questionários como
ferramenta de coleta de dados, que tiveram dois sujeitos de pesquisa: docentes
atuantes na EJA e “trabalhadores-estudantes” desta modalidade de ensino. Com
base nos dados alcançados na pesquisa, pode-se afirmar que os docentes têm
interesse em conhecer novas alternativas de ferramentas tecnológicas em relação
às que já utilizam, porém, poucos tomam a iniciativa de buscar conhecer essas
novas tecnologias educacionais, bem como utilizá-las em sala de aula. As
ferramentas tecnológicas que são utilizadas em sala de aula são o Whatsapp, o
Google Drive e o Excel. Entretanto, dentre as ferramentas que os professores
desejam conhecer, destacam-se o Trello, o Beautiful.ai e o Movie Maker. Também
percebeu-se que ainda há uma certa resistência por parte dos alunos em relação a
algumas tecnologias, principalmente nas relacionadas a atividades a distância.
Contudo, foi possível identificar as principais necessidades relacionadas a
tecnologias dos professores e organizar uma proposta de apresentação destas
ferramentas durante o ano de 2020.