Resumo:
Descreve-se, neste artigo, uma reflexão em torno da possibilidade de
trabalho com as diferentes mídias como forma de incentivar a leitura dentro e fora de
sala de aula. O objetivo é identificar os recursos tecnológicos de sala de aula, com
foco nas mídias digitais, que auxiliem para o despertar da leitura em crianças que
estão iniciando a alfabetização escolar no 1º ano do ensino fundamental I da Escola
São Francisco de Assis de São Lourenço do Oeste, SC. A metodologia utilizada
neste estudo envolveu a pesquisa bibliográfica sobre o tema, com a aplicação de
questionários para os alunos e os professores da turma com o intuito de identificar
um perfil de relação entre leitura e tecnologias digitais. A principal conclusão que se
pode extrair deste estudo foi que as mídias possibilitam diversas formas de incentivo
à leitura no espaço de nossa atuação e pesquisa confirmando que elas despertam e
não prejudicam ou substituem outras formas de incentivo. Porém, é necessária,
ainda, uma discussão ampliada para as novas formas de abordagens tanto da
escola quanto do professor, que possuem o papel de estimular à leitura, abrindo
espaço para que ocorra a interação dos alunos com o espaço virtual e o impresso.