Resumo:
O uso das tecnologias tem modificado a sociedade e o modo de
relação humana, tendo forte reflexo também no ambiente escolar. Diante disso,
o presente trabalho tem por objetivo identificar como a gestão escolar tem se
adaptado às novas tecnologias e de que forma elas podem ser utilizadas a fim
de se promover uma escola democrática e de qualidade para todos. O presente
estudo alicerçou-se em pesquisa qualitativa com diretores das escolas estaduais
públicas da cidade de Tubarão/SC para traçar reflexões e cenários sobre as TIC
no âmbito de uma gestão escolar democrática. Foi aplicado junto à 19 gestores
escolares um questionário aberto sobre a relação dos gestores com as TIC.
Obtemos retorno de 15 deles. Pensar o que são as Tecnologias da Informação
e Comunicação (TIC) no mundo atual e como elas podem influenciar nas
tomadas de decisão, bem como conceituar criticamente a gestão democrática
nos dão pistas pelo caminho a seguir na formação de uma escola cidadã e que
forme para a vida complexa da sociedade contemporânea e altamente ciborgue.
Destacam-se resultados de carência de investimentos em formação continuada,
bem como o sistema educacional se mostra desalinhado no trabalho de
coordenação das ações do governo junto aos gestores das escolas. O papel que
as TIC podem desempenhar na inovação da educação, assim como na
promoção da gestão democrática, ainda é subestimado grandemente pelas
escolas, precisando ser estudadas e efetivamente utilizadas para melhoria do
processo de ensino e aprendizagem.