Resumo:
O presente trabalho objetivou analisar os usos do letramento digital que
garantam os pressupostos de emancipação dos sujeitos da Educação de Jovens e
Adultos (EJA) em um caso específico. Constitui-se um estudo de caso de caráter
qualitativo que dialogou com dois estudantes da EJA, no município de Florianópolis/SC.
Foram analisados os usos do letramento digital presentes em seu percurso na EJA nas
vivências dos sujeitos entrevistados, para observar quais relações estes estabelecem com
os pressupostos de emancipação da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia se
dividiu entre pesquisa bibliográfica em livros, publicações periódicas e acervos virtuais
para fundamentar os conceitos de letramento e letramento digital em relação aos
pressupostos de emancipação na EJA; e pesquisa de campo. Foram utilizados como
instrumentos de pesquisa: questionário e entrevista semi estruturada. Os resultados
apresentados pelos procedimentos metodológicos evidenciaram práticas de socialização
do conhecimento na pesquisa coletiva presente na EJA cursada como ambientes que
buscam a superação de inseguranças sobre uso da tecnologia. Os estudantes denotaram
ampliação dos seus saberes globais e da sua turma, além de conseguirem aliar os
letramentos aos seus contextos, contribuindo com as suas práticas sociais, e, com isso a
sua maior emancipação.