Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alternativas viáveis,
por meio de práticas pedagógicas que façam uso de tecnologias digitais para
aprimorar os hábitos de leitura dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa-ação,
bibliográfica, de caráter qualitativo que, por meio de um relato de experiência,
apresenta uma sequência didática que faz uso de um grupo de recursos digitais (a
saber: Google Forms, Skoob, Photoshop e Kahoot!) em uma turma na disciplina de
língua portuguesa do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Joinville,
que contempla adolescentes de 14 a 16 anos. A prática provou-se adequada e o uso
das tecnologias identificadas e selecionadas foi bem recebido em cada uma das
etapas da atividade proposta. Além disso, os recursos digitais e as atividades
propostas mostraram-se bons aliados como forma de incentivo à leitura, permitindo
gerar mais motivação e engajamento entre os estudantes em uma atividade de
leitura obrigatória. Dessa maneira, acredita-se que esta é uma prática que poderá
servir de base e inspiração para novas propostas e ações futuras, afinal, "o céu é o
limite" para jovens e professores que se incluem no ambiente escolar que alia ensino
com tecnologias para a educação.