Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Stroschein, Marcos
dc.contributor.author Lima, Victória Luiza Schelbauer de
dc.date.accessioned 2021-10-13T19:30:36Z
dc.date.available 2021-10-13T19:30:36Z
dc.date.issued 2020-09-23
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2343
dc.description.abstract O Turismo cervejeiro vem aumentando e se tornando um segmento turístico emergente em várias regiões e consequentemente ganhando visibilidade. Nota se que o mercado cervejeiro está em constante crescimento, portanto, o turismo vem se tornando aliado, juntamente com a cultura cervejeira. Diversos m unicípios no Estado de Santa Catarina, possuem rotas cervejeiras para o turismo cervejeiro. Porém o município de Canoinhas, localizado no Planalto Norte Catarinense, que contém a primeira cervejaria artesanal brasileira do país, não possui nenhuma rota cervejeira e não é reconhecida no ramo cervejeiro. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo identificar quais são as razões do município de Canoinhas , não ser reconhecido como uma cidade turística no ramo cervejeiro, mesmo que neste município há a cervejaria artesanal mais antiga do país. O presente estudo, se trata de uma pesquisa qualitativa onde foram realizadas entrevistas utilizando questionário como ferramenta, tendo cinco perguntas sobre a área cervejeira, p ara onze pessoas com idades diferente s e de diferentes áreas profissionais, como: área cervejeira, arquitetura, engenharia, educação, política e tecnologia em alimentos. Estas entrevistas foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin, e analisado s em três f ases: 1) a pré análise, 2) exploração do material e 3) tratamento e interpretação dos resultados. A pesquisa apontou códigos positivos e negativos, muitos dos códigos avaliados e que mais teve repetição, foram: a falta de incentivo político e a falta da cultura cervejeira, demonstrando que estes aspectos são fatores negativos para o desenvolvimento de uma cidade turística e cervejeira mas outros códigos positivos foram expressados, como a localização da Cervejaria Canoinhense na cidade e a história que a cervejaria carrega, fazendo com que a mesma possa ser reconhecida, trazendo o turismo cervejeiro para a região. pt_BR
dc.subject Turismo cervejeiro; Cultura; Cerveja. pt_BR
dc.title Turismo e cerveja pt_BR
dc.title.alternative um estudo sobre o turismo cervejeiro no município de Canoinhas pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Pós-Graduação em Tecnologia de Bebidas Alcoólicas pt_BR
local.institution.campus Urupema pt_BR
local.institution Instituto Federal de Santa Catarina pt_BR
local.contributor.coadvisor Zerger, Evelise


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta