Resumo:
O Turismo cervejeiro vem aumentando e se tornando um segmento turístico emergente em várias regiões e consequentemente ganhando visibilidade. Nota se que o mercado cervejeiro está em constante crescimento, portanto, o turismo vem se tornando aliado, juntamente com a cultura cervejeira. Diversos m unicípios no Estado de Santa Catarina, possuem rotas cervejeiras para o turismo cervejeiro. Porém o município de Canoinhas, localizado no Planalto Norte Catarinense, que contém a primeira cervejaria artesanal brasileira do país, não possui nenhuma rota cervejeira e não é reconhecida no ramo cervejeiro. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo identificar quais são as
razões do município de Canoinhas , não ser reconhecido como uma cidade turística no ramo cervejeiro, mesmo que neste município há a cervejaria artesanal mais antiga do país. O presente estudo, se trata de uma pesquisa qualitativa onde foram realizadas entrevistas utilizando questionário como ferramenta, tendo cinco perguntas sobre a área cervejeira, p ara onze pessoas com idades diferente s e de diferentes áreas profissionais, como: área cervejeira, arquitetura, engenharia, educação, política e tecnologia em alimentos. Estas entrevistas foram analisadas de acordo com o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin, e analisado s em três f ases: 1) a pré análise, 2) exploração do material e 3) tratamento e interpretação dos resultados. A pesquisa apontou códigos positivos e negativos, muitos dos códigos avaliados e que mais teve repetição, foram: a falta de incentivo político e a falta da cultura cervejeira, demonstrando que estes aspectos são fatores negativos para o desenvolvimento de uma cidade turística e cervejeira mas outros códigos positivos foram expressados, como a localização da Cervejaria Canoinhense na cidade e a história que a cervejaria carrega, fazendo com que a mesma possa ser reconhecida, trazendo o turismo cervejeiro para a região.