Resumo:
Estilo de vida caracteriza-se como uma configuração que articula as formas de ser, de estar e de pensar indissociáveis do grupo social a que se pertence. Além disso, o estilo de vida remete à forma pela qual um indivíduo ou um grupo de indivíduos vivenciam o mundo e, em consequência, se comporta e faz escolhas (MARQUES, 2017). Contemporaneamente, pessoas acabam mudando seu estilo de vida para uma rotina de alimentação saudável. E, por que elas fazem isso? É neste contexto que o principal objetivo desta pesquisa foi responder ao questionamento: “Quais os impactos das diferentes motivações no consumo real de alimentos saudáveis?”. Sabe-se que a mudança de hábitos está ligada a influências internas e externas, sejam elas uma pessoa, uma doença que exija mudança, influência de redes sociais, preocupação com a saúde ou até mesmo com os animais que são frequentemente consumidos por humanos. O processo para uma mudança na alimentação não é algo fácil, pois os reflexos da Revolução Industrial estão enraizados na sociedade. Desde esse período, o alimento passou a ser tratado de forma diferenciada. Pessoas trabalhavam arduamente em fábricas e por esse motivo não tinham tempo de preparar seu próprio alimento, optando por enlatados. No mundo contemporâneo, é possível perceber esse reflexo na sociedade, pois a falta de tempo é aliada ao consumo de fast foods. Por essas consequências, esta revisão bibliográfica teve como objetivo secundário associar o processo de industrialização e as consequências que acarretam
nos dias de hoje como: problemas de saúde relacionados à má alimentação e a influência do marketing nutricional no estilo de vida, usando como base a Pirâmide de Maslow (Teoria das Necessidades/Motivações Humanas). Além disso, é importante ressaltar o quanto a indústria de alimentos saudáveis vem crescendo ao longo do tempo e ganhando espaço e reconhecimento significativo no mercado. Pessoas estão ficando cada vez mais informadas sobre o quanto alguns alimentos são maléficos à saúde, substituindo por orgânicos, sem açúcar, vegetarianos ou veganos, entre outros. E foi nesse ponto que foi abordado o marketing nutricional, pois tem uma grande influência, já que é responsável em levar informações nutricionais ao consumidor.