Resumo:
O presente trabalho aborda a construção de matrizes swot aplicada a uma empresa de pequeno porte do setor vitivinícola. A metodologia swot avalia o ambiente interno e externo, analisando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização. A matriz swot Foi construída com base em dados e experiências vivenciadas, durante 450 horas estagiadas na empresa vinícola Urupema. A experiência profissional foi validada
como estágio curricular obrigatório para a conclusão do curso superior de tecnologia em viticultura e enologia. Para a construção da swot, aplicada a vinícola Urupema, foram analisadas as sete áreas atuadas pela estagiária, sendo elas; sistema de vendas e informações gerais, vendas, relacionamento com clientes, reservas, participação em eventos, parcerias e planejamento estratégico como forma de expansão de negócio e
vindima. Os resultados obtidos ao final da análise demonstra que a empresa possuí potenciais elevados de crescimento e expansão, as deficiências existentes podem ser facilmente supridas pela quantidade de pontos fortes existentes. E a atuação com planos de marketing podem auxiliar a empresa a conquistar o mercado externo. Ainda pode-se concluir que a aplicação da matriz swot em empresas de pequeno porte é importante para a empresa se situar e saber dimensionar novos horizontes.