dc.contributor.advisor |
Marques, Cesar Luiz Moreira da Fonseca |
|
dc.contributor.author |
Ferraz, Francieli Ferrari |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-17T17:52:10Z |
|
dc.date.available |
2022-02-17T17:52:10Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2416 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Compreender a forma como pensamos um conceito é elemento fundamental para a elaboração de práticas pedagógicas. Entre as diversas concepções relativas à cognição, o presente trabalho apresenta e descreve as ideias de Lakoff e Johnson sobre a Teoria das Metáforas Conceituais, que descreve as metáforas como pilar dos pensamentos abstratos. Com base nessa teoria, e tendo em vista os livros didáticos como fonte de apresentação de conceitos, buscamos identificar a presença dessas metáforas em textos didáticos da disciplina de Física no que tange ao conceito de energia. Para tanto, realizamos uma análise nesses textos a fim de identificar e mapear as metáforas conceituais em uma coleção de livros de Física para o Ensino Médio. Evidencia-se a necessidade da linguagem metafórica na cognição do conceito de energia em vários contextos, em que nos conduz a ponderar o seu uso como uma ferramenta inevitável dentro do ensino de Física. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Metáforas conceituais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Energia |
pt_BR |
dc.title |
As metáforas conceituais e o conceito de energia: uma análise em textos didáticos |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
Araranguá |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |