Repositório Institucional

As metáforas conceituais e o conceito de energia: uma análise em textos didáticos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Marques, Cesar Luiz Moreira da Fonseca
dc.contributor.author Ferraz, Francieli Ferrari
dc.date.accessioned 2022-02-17T17:52:10Z
dc.date.available 2022-02-17T17:52:10Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2416
dc.description Disponível na versão on-line. pt_BR
dc.description.abstract Compreender a forma como pensamos um conceito é elemento fundamental para a elaboração de práticas pedagógicas. Entre as diversas concepções relativas à cognição, o presente trabalho apresenta e descreve as ideias de Lakoff e Johnson sobre a Teoria das Metáforas Conceituais, que descreve as metáforas como pilar dos pensamentos abstratos. Com base nessa teoria, e tendo em vista os livros didáticos como fonte de apresentação de conceitos, buscamos identificar a presença dessas metáforas em textos didáticos da disciplina de Física no que tange ao conceito de energia. Para tanto, realizamos uma análise nesses textos a fim de identificar e mapear as metáforas conceituais em uma coleção de livros de Física para o Ensino Médio. Evidencia-se a necessidade da linguagem metafórica na cognição do conceito de energia em vários contextos, em que nos conduz a ponderar o seu uso como uma ferramenta inevitável dentro do ensino de Física. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Metáforas conceituais pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Energia pt_BR
dc.title As metáforas conceituais e o conceito de energia: uma análise em textos didáticos pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Física pt_BR
local.institution.campus Araranguá pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta