Resumo:
As ferramentas tradicionais do marketing para diagnóstico empresarial datam do século passado. Com as mudanças globais, estes métodos de análise não são tão eficientes e mostram desatualizações significativas para dar conta de responder às exigências do mercado atual. As ferramentas precisam acompanhar as mudanças para estarem de acordo com os novos desafios que as empresas vivenciam, isso é fundamental para que elas permaneçam e se tornem cada vez mais competitivas no mercado. O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma sugestão de modelo de análise de negócio alinhada às novas necessidades das empresas, de maneira simplificada, tornando o diagnóstico empresarial mais prático e visual. Com base na literatura pesquisada, utilizou-se o Modelo de Negócio Canvas por ser uma ferramenta mais prática com o foco visual e no ambiente interno, a Análise SWOT que permite elaborar cenários tanto positivos quanto negativos do microambiente e macroambiente e a Análise ambiental que se preocupa exclusivamente com o ambiente externo da empresa. Com base no estudo comparativo destas três ferramentas de análise, identificou-se lacunas existentes e então sugeriu-se a proposta de uma ferramenta de análise que se buscou congregar as três ferramentas em uma mais visual no modelo do quadro Canvas.